
J  ornais de agora   

GRANDES,
HEROICOS &

DEPENDENTES
                     texto de Nilson Lage

Se alguma coisa chamava a atenção em Deodato Maia, secretário
de redação do Diário Carioca, era sua voz tonitruante. Naquela época, a
segunda metade dos unos 50, o automóvel particular era uma raridade
e a classe média do Rio de Janeiro procurava distinguir-se utilizando
para seu transporte microônibus chamados lotações, que se caracteriza-
vam pela ousadia dos motoristas, pelo preço caro da passagem e por le-
var pouca gente — entre dez e trinta passageiros, todos sentados — em
cada viagem. Os lotações partiam da Praça Mauá, junto ao porto e bem
perto da sobreloja da Avenida Rio Branco em que funcionava o Diário.
Todas as tardes, formavam-se nas calçadas longas filas de pessoas que
suportavam horas  e  horas  de  espera.  Para  distraí-las,  vendia-se  de
tudo, desde picolés até a esperança de vida eterna: exatamente às 18
horas, um pregador meio maluco trepava num caixote, em frente ao jor-
nal, e começava a combater o fumo, o álcool, a luxúria. Pouco tempo
depois, Deodato esticava o pescoço em direção à janela e, com a boca de
megafone, gritava para o crente:

– Comunista!
O homem dava um salto no caixote, as cabeças se voltavam na di-

reção do autor da calúnia, a pregação tomava o rumo de uma defesa
veemente, até que Deodato berrava de novo:

– Comunista!
E assim por toda a noite, nos dias úteis.
O episódio, em sua simplicidade e até por causa dela, ilustra o

grande debate ideológico que então se começava a travar — puro non-
sense. Para a imprensa brasileira, os anos 50 representaram o começo
de muita coisa: novas possibilidades, novas técnicas. Na década seguin-
te, o processo de concentração empresarial se acentuaria, ao lado da
ideologia da sofisticação tecnológica. 

O jornal-indústria sobreviveu  ao período de repressão das liber-
dades públicas, de 1968 a 1978. A televisão atingiu o apogeu e, com
ela, um centralismo cultural que, impondo os valores cosmopolitas da
sociedade industrial, serve aos interesses multinacionais dominantes.



As grandes empresas assumem o encargo de controlar o fluxo de infor-
mações, passam a exigir e a comprar fidelidade ideológica de seus fun-
cionários e mais que nunca se ouve a acusação, partida não se sabe de
onde: 

– Comunista!

ASSIM NASCEU A NOVA FORMA DE CONTAR OS FATOS

O Diário Carioca, onde trabalhava Deodato, era um jornal conser-
vador. No entanto, foi o foco de uma revolução de linguagens em meio à
profunda mudança de conteúdos que se processava na sociedade brasi-
leira, entre duas memoráveis campanhas eleitorais vitoriosas, de Getú-
lio Vargas e deJânio Quadros.

Até então, os jornais brasileiros tinham bons articulistas, alguns
excelentes repórteres, mas as notícias saíam sem estilo próprio. Predo-
minava um português literário, pedante, mas encontrava-se    também
o jargão dos cartórios ou a formalidade dos ofícios de repartição públi-
ca. 

Freqüentemente aparecia o nariz-de-cera, ridícula introdução mo-
ralista, genérica. Assim, para registrar o furto de algumas galinhas, o
redator começava: “Os crimes contra a propriedade vêm-se avolumando
em nossa outrora ordeira metrópole. . .”

O Diário Carioca pôs no arquivo esta subliteratura. Para isto, não
apenas importou a técnica de redação que já há muito se havia desen-
volvido nos Estados Unidos e na Europa, e se difundira aqui com os te-
legramas de agências internacionais de notícias, sobretudo ao tempo da
Segunda Guerra Mundial. Na verdade, a redação do Diário — liderada
por Pompeu de Souza (pioneiro, anos depois, do ensino moderno de jor-
nalismo, na Universidade Nacional de Brasília, durante a gestão Darci
Ribeiro), Luís Paulistano (morto em desastre de helicóptero, no início da
década de 60, quando era assessor de imprensa do Governador Roberto
Silveira, do Estado do Rio de Janeiro, então com capial em Niteroi), Car-
los Castello Branco (mais tarde secretário de imprensa do Presidente
Jânio Quadros e o principal  cronista político da vida brasileira após
1964) e outros — praticamente reinventou a estrutura do texto das no-
tícias, partindo do modelo britânico para adaptá-lo à língua portuguesa,
à cultura e ao momento histórico do Brasil. Formou-se ali um grupo de
jornalistas jovens que influiria por muito tempo na formatação dos tex-
tos noticiosos em jornais brasileiros.

O Diário Carioca pegou o lead inglês (parágrafo inicial da notícia,
onde se relata o fato principal a partir  de seu ângulo mais importante
ou atraente) e lhe emprestou vivacidade, um humor quase chegando à
irreverência, um distanciamento que abria ao leitor toda possibilidade



crítica. Acrescentou-lhe um segundo parágrafo, o sublead, destinado ao
equilíbrio gráfico e que se mostrou muito útil para a complementação
informativa. Transformou cada um de seus redatores num extermina-
dor de chavões, investigador da linguagem das ruas, inimigo mortal das
palavras sem sentido, detetive empenhado na busca da frase transpa-
rente pela qual a realidade se deixa ver, sem quaisquer sombras ou dis-
torções.

Mais tarde, quando a forma moderna de escrever se instituciona-
lizou  na  imprensa  brasileira  e  se  definiram fronteiras  mais  estreitas
para a liberdade, foi exatamente este radicalismo de linguagem o que se
procurou conter  através de fórmulas convencionais,  de nomes ambí-
guos para as coisas, do confinamento do humor ao desenho do cartoon
(a charge, a caricatura), da introdução de novos chavões.

A ESTRANHA LUTA ENTRE O CORVO E O BESSARABIANO

Esta revolução da técnica de escrever começou logo após o Diário
Carioca ter vendido a sede própria que construíra na Avenida Presidente
Vargas, perto da Central do Brasil. Samuel Wainer comprou o prédio de
três andares, modernoso e cheio de defeitos, para ali instalar sua Última
Hora, em 1951. Dispunha de financiamento do Banco do Brasil e de
uma proposta definida: apoiar a política do recém-empossado Getúlio
Vargas .

Samuel tinha boas idéias e dinheiro para realizá- las. Ingressou
no mercado com uma política agressiva de salários: podia-se afinal viver
decentemente com o que Última Hora pagava a seus redatores, repórte-
res, diagramadores e fotógrafos. Outra novidade do jornal foi a apresen-
tação gráfica: ao contrário do costume da época, suas páginas, em par-
ticular  a  primeira,  obedeciam a  um projeto  previamente  desenhado,
com títulos, textos e fotos programados para o espaço disponível. O azul
aparecia em largos fios, colorindo e identificando as páginas externas.
Movimentado do ponto de vista estético (conforme o estilo argentino de
diagramação, que Andrés Guevaa, artista argentino, trouxe para o Bra-
sil: foi contrado por Samuel em 1949.

Jornal popular, ali trabalharam intelectuais de prestígio: Sérgop
Porto (que criou e incorporoj seu alter-ego, Stanislaw Ponte Prea), Octá-
vio Malta, Marques Rebelo, Moacir Werneck de Castro, Nélson Rodri-
gues, Paulo Francis, Antônio Maria); muitas das reportagens e do noti-
ciário de artes e espetáculos destinavam-se a leitores com pretensões
intelectuais. Assim refletia-se o joto de poder do governo trabalhista,
que se apoiava nas massas populares mas não podia dispensar a sim-
patia de frações da elite, que, no Brasil, distingue-se bastante.



O surgimento e o êxito inicial de Última Hora desencadearam uma
tempestade. Embora vários outros jornais estivessem devendo a agên-
cias do Governo (Última Hora levantou Cr$ 156 milhões, em moeda da
('•poca; os Diários Associados deviam, só ao Banco do Brasil, Cr$ 162
milhões; O Globo obteve, entre 1950 e 1952, financiamentos de impor-
tação no montante de um milhão e pouco de dólares), a grande impren-
sa brasileira uniu-se numa campanha vigorosa contra Samuel Wainer.
A decretação de sua prisão preventiva foi o passo seguinte para a arti-
culação da derrubada do trabalhismo e o suicídio de Vargas.

Última Hora sobreviveu, no entanto. Afastada do prédio da Aveni-
da Presidente Vargas (que já não existe hoje, derrubado para a constru-
ção do metrô), mudou- se para casa menor, na discreta Rua Sotero dos
Reis, Praça da Bandeira, e lá continuou a sair com suas tarjas azuis,
rodada numa velha rotativa Marinoni. Compôs-se com o Governo Jus-
celino Kubitschek e ganhou maior alento quando João Goulart assumiu
a Presidência,  após  a  renúncia  de  Jânio  Quadros.  Tirava então,  em
1962/1963, duas edições diárias no Rio de Janeiro, mais uma para o
interior do Estado, uma "nacional" e outra para Minas Gerais; duas edi-
ções paulistas e uma do Paraná, rodadas em São Paulo; uma edição
gaúcha, em Porto Alegre; edição do Nordeste, cm Recife — ao todo, mais
de 500 mil exemplares diários. 

Em 1964, com a deposição de Jango, a sede carioca foi depreda-
da, fechado o jornal de Recife, vendidos o de São Paulo e o de Porto Ale-
gre, que deu origem à Zero Hora. No Rio de Janeiro, Última Hora conti-
nuou circulando (saiu mesmo a 2 de abril, dia seguinte à ocupação da
cidade, com uma edição de quatro páginas) em grande parte por causa
de um erro do comando terrorista que assaltou a Rua Sotero dos Reis
na tarde do dia 1.°.: os rapazes armados depredaram a redação, no 2.°
andar, e tentaram quebrar a porta de vidro à prova de bala que protegia
a sala do Departamento do Pessoal, bem em frente ao corredor de entra-
da, no hall. Frustrados pela resistência da placa de cristal inglês, deixa-
ram de forçar outro painel de vidro, depois do elevador. Este, porém, era
de material comum, e se teria estilhaçado ao primeiro golpe; adiante es-
tava a oficina de composição. Correram,então, a incendiar as kombis e
jipes azuis da garagem em frente, onde se guardava a frota de reporta-
gem e distribuição, e isto atraiu os bombeiros do quartel próximo.

UH assistiu ao retorno de seu fundador do exílio na Europa e afi-
nal foi também negociada. Esteve em mãos de empreiteiros de obras pú-
blicas e ainda circula, sem os compromissos de antigamente.

Na campanha contra Última Hora, destacou-se um jornalista da
geração de Samuel Wainer. Em sua Tribuna da Imprensa, fundada na
mesma época, Carlos Lacerda articulou o grande salto que o levaria a
uma carreira política esfuziante. A Tribuna era um jornal tecnicamente



inovador, como o Diário Carioca; seu estilo, no entanto, descendia dire-
tamente da imprensa norte-americana, com o critério das frases curtas
e uma proposição-por-período. O dono, Lacerda, era um tremendo pole-
mista, que logo empolgou as camadas médias da sociedade carioca, es-
tupefatas diante da nova classe burocrática das grandes empresas e
das levas de migrantes que desembarcavam às centenas, diariamente,
para  ocupar  favelas  e  apartamentos  conjugados,  disputar  empregos,
mercadorias, espaços e serviços da cidade. Da Tribuna, Lacerda partiu
para comandar, no Congresso e pelo rádio, a campanha contra Getúlio.
elegeu-se governador em 1960, enfrentou João Goulart com a fúria de
sempre, fez de seu palácio a sede local do movimento militar de 1964.
Tão logo deixou de ser útil, foi afastado da política e teve cassados direi-
tos de cidadania. Tentou ainda se aliar aos adversários de antes, mas
terminou a vida como editor de livros, cultivando rosas no sítio de Pe-
trópolis. Morreu antes de Samuel Wainer, a quem o destino reservou a
sorte de ser jornalista — empregado das Folhas, de São Paulo — até o
fim. Wainer morreu em 1980.

A briga entre esses dois foi um acontecimento à purte. Para quem
olhasse de fora, parecia valer tudo. Se Wainer era, para a Tribuna, o
bessarabiano — estrangeiro que, pela Constituição, jamais poderia ter
sido dono de jornal — Lacerda era, para a "Última Hora, o corvo (dese-
nhado pelo caricaturista Lan) que piores augúrios trouxe às últimas ho-
ras da vida de Getúlio Vargas. No entanto, respeitavam certas áreas de
intimidade, um do outro. E foram ambos contraditórios: Wainer era um
patrão feroz na exigência de trabalho. Costumava dizer aos redatores
que, entre a edição matutina e a do vespertino, “fossem para casa e dor-
missem depressa”. Lacerda com toda sua pregação contra as empresas
estatais, foi, no Estado da Guanabara, um dos mais aplicados plantado-
res de companhias do governo de que se tem notícia, para explorar os
telefones, o serviço de ônibus, o abastecimento de gás, de água, de es-
goto e a coleta do lixo.

E a Tribuna? Como Última Hora, foi vendida, esteve em mãos do
grupo do Jornal do Brasil e, afinal, sob o comando de Hélio Fernandes,
resistiu o quanto pôde à censura após 1968. Quase sem anúncios e
com a estrutura própria de coleta de informações praticamente desmon-
tada, tornou-se uma espécie de diário alternativo.

JORNAL DO BRASIL, UM VASO GREGO AO SUL DO EQUADOR
D. Maurina, dona do Jornal do Brasil,  é viúva de conde. Ernesto

Pereira Carneiro obteve o título papalino em 1919, um ano depois de
adquirir a propriedade do jornal, do qual era acionista (e foi redator de
finanças) desde o começo do século. O Jornal do Brasil era uma empre-
sa entre as muitas deste homem de negócios, que atuava principalmen-



te  na  área  do  comércio  e  dos  transportes.  Com  o  tempo,  o  jornal,
fundado  em  1891  e  que  em  1906  introduzira  os  classificados  na
primeira página (seguindo o exemplo de vários grandes jornais do mun-
do, na época), havia construído uma história de muitos recordes e ino-
vações importantes.

Porém, na década de 50, o Jornal do Brasil era um veículo enve-
lhecido e sem interesse, que se consultava quase que só para contratar
empregadas domésticas ou alugar casa.

Herdeira desse legado, D. Maurina, née Dunshee de Abranches,
resolveu explorar as potencialidades que o mercado oferecia. Chamou
para dirigir o jornal Odylo Costa, filho, e abriu assim os portais para
uma reforma gráfica editorial que terminou por impor novos padrões à
imprensa burguesa do País.

O terceiro andar da velha sede da Avenida Rio Branco, prédio de
estrutura metálica, inaugurado em 1909, foi povoado por jovens oriun-
dos do Diário Carioca, da Tribuna da Imprensa, de outros lugares. Fer-
reira Gullar e Lago Burnett, poetas e maranhenses; Hélio Pólvora (o ro-
mancista), Nélson Pereira dos Santos (cineasta),José Ramos Tinhorão,
Cipião Martins Pereira, Oscar Maurício de Lima Azedo, Hermano Alves
(depois saiu deputado do Correio da Manhã, e foi cassado); Mário Faus-
tino (paraense, poeta, morreu nos Andes, em desastre de avião; Ana Ar-
ruda (depois mulher de Antônio Calado), Jânio de Freitas, Reinaldo Jar-
dim,  Newton Carlos.  Entre  os  menos  jovens,  Heráclito  Sales,  Carlos
Castello Branco e o folclorista Édison Carneiro. 

Abriu-se espaço para as notícias: o diário que nasceu monarquis-
ta no segundo ano da República assumiu por algum tempo ares de irre-
verência. No título de uma litografia de primeira página em que o Presi-
dente Jucelino Kubitschek estendia a mão para o embaixador norte-
americano, apareceu o refrão de uma marchinha de carnaval: "Me dá
um dinheiro aí". Sobre o instantâneo do passo inseguro do Presidente
Jânio (Juadros, a dúvida nacional: "Para onde vamos?" Os novos reda-
tores acreditavam numa imprensa olímpica, acima das forças que tanto
pesam na vaidade e na caixa registradora. Estavam mergulhados por
inteiro no espírito  renovador e ingênuo de sua época.

Para formular o projeto gráfico do jornal, contratou-se o artista
plástico Amílcar de Castro, mineiro que expunha suas esculturas perio-
dicamente em Nova Iorque. Ele risca a primeira página mantendo um
"L" de classificados, padroniza em tipo clássico (bodoni) a composição e
os títulos,  distribui  as matérias em rigorosa simetria e alinhamento.
Aplica, para este fim, as regras de proporção do vaso grego.

O texto é quase todo reescrito: todo poder ao  copydesk. O velho
jornal assombra seus leitores com um suplemento dedicado à defesa do
concretismo — assunto absolutamente inusitado. Surgem a bossa nova,



o cinema novo, Brasília, extensas rodovias. É preciso ensinar a um nú-
mero crescente de consumidores tudo sobre automóveis, bebidas de ró-
tulo  internacional,  objetos  de  decoração,  a  solidão  urbana,  como se
comportar nos botequins da moda (e quais são eles), o que ouvir nos
aparelhos de som. Aplicado a esta didática informativa, o jornal se in-
cumbe de sociabilizar as elites e se torna o padrão de bom gosto: logo
virá o Caderno B.

É claro que apenas alguns aspectos da reforma foram mantidos e
copiados. No início dos anos 60, a revolução de Fidel Castro ofereceu as
melhores e mais abundantes imagens de primeira página. Quando o
Presidente Jânio Quadros renunciou, a redação mostrou sua força, en-
frentando a censura para, num dia, publicar com disfarce as notícias
proibidas e, no dia seguinte, sair à rua apenas com os classificados. 

No entanto, já em 1962, consolidada a fama de liberalismo e a
imagem de símbolo da vanguarda cultural, o Jornal do Brasil passou a
receber a influência do Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais — IPÊS
— e se engajou no movimento que conduziu à deposição do Presidente
João Goulart. No final do mesmo ano, na esteira de uma greve de gráfi-
cos e jornalistas, promoveu seu primeiro expurgo ideológico na redação.
Naquela ocasião, as empresas tentaram, pela primeira vez, um acordo
— que então não deu certo — para que o profissional demitido de uma
delas não fosse admitido por qualquer das outras. Criou-se a categoria
do jornalista leproso que, no futuro, iria incluir alguns dos melhores do
país.

Anos mais tarde, quando foi decretado o Ato Institucional número
5, o Jornal do Brasil realizou um ato de resistência, isolado porém anto-
lógico: a previsão do tempo que saiu no alto da primeira página (nuvens
negras no horizonte) iria vigorar por uma década. Era, então, editor ge-
ral, Alberto Dines. Sob a vigência do Ato, a empresa iria mudar-se para
a Avenida Brasil,  adquiriria novos equipamentos,  tentaria diversificar
suas atividades.

CORREIO DA MANHÃ; UM JORNAL CONTA A REPÚBLICA

Em 15 de junho de 1901, quando Edmundo Bittencourt lançou o
primeiro número do Correio da Manhã, o Brasil experimentava os efeitos
sociais da recessão econômica imposta três anos antes pelos banquei-
ros ingleses em troca do um empréstimo de dez milhões de libras. O
Presidente Campos Sales iniciava a política dos governadores, distribu-
indo responsabilidades e benesses do poder federal entre as oligarquias
dos estados.  O resultado positivo foi  a aparência de estabilidade,  em
oposição aos conflitos que marcaram o governo de Prudente de Morais



(1894-1898); discretamente, implantava-se a hegemonia de São Paulo e
Minas Gerais, o café-com-leite, que predominou até a revolução de 1930.

O Correio nasceu oposicionista e foi oposicionista quase todo tem-
po, até a última edição, de número 24.881, em 7 de junho de 1974.
Combateu com fúria muitas políticas públicas, com razão ou sem ela.
Os pontos culminantes de sua história podem ser contados com inter-
valos regulares de vinte anos.

1. Em 1904, sintonizado com o descontentamento da população afetada
pelas grandes obras que modernizavam o Rio de Janeiro, o jornal do
jovem Edmundo lutou contra a “inoculação obrigatória nas pessoas
do pus das vacas” -  medida  imposta pelo cientista Oswaldo Cruz
para pôr fim às epidemias que assolavam a cidade. A revolta da vaci-
na foi noticiada nas edições de 11 a 15 de novembro; decretado o es-
tado de sítio, o jornal saiu no dia 18 sob censura e só voltou às ban-
cas em 15 de dezembro.

2. No governo de Artur Bernardes (1922-1926), a circulação do Correio
da Manhã seria interrompida novamente, dessa vez por mais tempo:
de 31 de agosto de 1924 a 30 de maio de 1925. Bernardes governou
em estado de sítio o país abalado por movimentos de trabalhadores
(ecos da agitação que sacudiu a Europa após a Revolução Russa de
1917; o Partido Comunista Brasileiro foi fundado em 1922) e revoltas
militares do ciclo “dos tenentes ” (o levante dos “18 do Forte” de Co-
pacabana, em 1922, a rebelião que se apossou de São Paulo por 23
dias e foi reprimida com o bombardeio da cidade, em 1924, e a colu-
na Prestes, que percorreu o interior do país durante cinco anos e se
internou na Bolívia em 1927). Nesse contexto, o Correio ocupava a
primeira página inteiramente com noticiário internacional e se limita-
va, nas páginas internas, às notícias oficiais, cobertura de esportes e
de polícia.- com algumas raras e disfarçadas menções críticas à reali-
dade.  Ainda assim, era considerado um risco em potencial; a sus-
pensão do jornal baseou-se na suposta impressão em sua gráfica de
um folheto subversivo.

3. Em 22 de fevereiro de 1945,  o Correio protagoniza a História: na vi-
gência do Estado Novo, regime ditatorial vigente desde 1937, publicou
a entrevista concedida ao repórter Carlos Lacerda por  José Américo
de Almeida, ex-Ministro da Viação,  abrindo caminho para o fim da
censura e o início do processo que levou à renúncia de Getúlio Var-
gas, em 29 de outubro.

4. O que aconteceu em 1964 foi  o instante máximo da existência do
Correio da Manhã como jornal de oposição e também o episódio que o



conduziria à falência e à desaparição. No dia 29 de março, um editori-
al advertia para os riscos da tolerância do governo com a rebeldia de
praças das forças armadas e continha um parágrafo profético:  “As
primeiras vítimas da supressão das liberdades democráticas seriam,
sem dúvida, os rebelados de hoje, que, pela sua indisciplina, provo-
cam a crise.”

Nos  dias 31 de março e 1 de abril, publicou  editoriais virulentos ins-
tigando o golpe de estado: “Basta” e “Fora” . Logo no dia 2 de abril,
porém, sairia o primeiro texto de Carlos Heitor Cony contendo críticas
ao autoritarismo que se implantava: “A salvação da pátria”.  Segui-
ram-se outros, reunidos em seu livro O ato e o fato. A contestação do
regime militar prosseguiu com várias outras iniciativas do jornal. Em
1966, disfarçada como anúncio, saiu em suas páginas a íntegra da
carta do jurista Heráclito Fontoura Sobral Pinto ao Ministro da Justi-
ça, Luís Antônio da Gama e Silva, protestando pela cassação dos di-
reitos políticos do ex-presidente Juscelino Kubitschek. Em outubro
de 1968, uma entrevista da nora do Brigadeiro Itamar Rocha, então
prisioneiro, ao repórter Pery Cotta denunciava um plano de militares
radicais para “eliminar grupos estudantis e outros que sejam consi-
derados inconvenientes”. Era a “Operação Para-Sar”, a conspiração
mais ousada e sinistra da história brasileira: planejava explodir o ga-
sômetro do Rio de Janeiro e a represa de Ribeirão da Lajes, que abas-
tecia a cidade de água;  acusar supostos “guerrilheiros comunistas”
por esses crimes; e, na confusão que se criaria, capturar e atirar ao
mar, a 40 quilômetros da costa, 40 personalidades de destaque no
mundo cultural e político do país.

Diferentemente de  Última Hora, que mantinha as características
gráficas e editoriais de um jornal popular, o Correio, com sua aparência
sóbria  e  sede  imponente  na  Avenida  Gomes Freire,  471,  era  veículo
prestigiado por uma elite liberal não comprometida com o trabalhismo –
juristas, empresários, médicos, altos funcionários públicos. Sua posição
imediatamente após o golpe de 1964 teve grande repercussão: nas elei-
ções de 1966, o jornal elegeu dois deputados federais pelo Estado da
Guanabara, Hermano Alves e Márcio Moreira Alves; aeus mandatos e
direitos políticos foram cassados em 1968. 

Edmundo Bittencourt  é descrito como homem autoritário e tão
agressivo quanto corajoso. Em 8 de junho de 1906, nas então desertas
e distantes areis da praia de Ipanema, aceitou o desafio do chefe político
Pinheiro Machado, gaúcho bom de tiro, para um duelo à bala. Os dois
puseram-se de costas um para o outro, deram dez passos, voltaram-se,
e Edmundo levou um tiro; a bala se alojou no osso ilíaco.



Em março  de  1929,  Edmundo  Bittencourt  transferira  ao  filho,
Paulo, a propriedade e comando do Correio da Manhã. Temperamento e
formação diferente do pai (estudou em Cambridge),  Paulo conduziu o
jornal empresarialmente (na década de 1960, tinha sede própria, um
edifício na Avenida Gomes Freir era coproprietário de fábricas de papel
de imprensa no exterior e de ações em empreendimentos  diversificados)
tornou-o sóbrio, mas manteve critérios incomuns: alguns nomes de pes-
soas não podiam ser publicados, entre eles os de Arthur Bernardes (por
causa do episódio de 1934-1925), e Lima Barreto, por ter ambientado
na redação do Correio (apelidado de Globo) o seu romance Recordações
do Escrivão Isaías Caminha (1907), emprestando ao protagonista traços
atribuídos ao dono do jornal 

Com a morte de Paulo, em agosto de 1963, coube à viúva, Niomar
Muniz Sodré Bittencourt, f então com 46 anos, enfrentar a pressão que
se tornaria insuportável logo após a decretação do Ato Institucional nú-
mero 5,  em 13 de dezembro de 1969. No mesmo dia, foram presos o di-
retor-superintendente e o redator-chefe do jornal;  em 7 de janeiro, a
própria  Niomar  e  os  demais  diretores.  A  edição  foi  integralmente
apreendida no dia 27 de fevereiro e o jornal suspenso por cinco dias.
Quando voltou a circular, em 4 de março, o nome de Niomar já não fi-
gurava no expediente. A empresa pediu concorda sete dias depois e foi
arrendada em seguida ao grupo editorial do empresário Maurício Nunes
de Almeida. 

O  Correio da Manhã circulou ainda por cinco ano. Em seus 73
anos de história, passaram pela redação personagens importantes da
cultura brasileira. Nas primeiras décadas, entre outros, José Veríssimo,
crítico literário e idealizador da Academia Brasileira de Letras; Leão Ve-
loso, famoso também por uma sopa que criou com frutos do mar e até
hoje frequenta restaurantes cariocas;  Afonso Celso , autor polêmico de
Porque me ufano de meu país);  Coelho Neto, escritor prolífico com sua
prosa  rebuscada, parnasiana (50 romances, 20 peças de teatro e 12 li-
vros de crônicas listados em sua biografia no arquivo da Academia Bra-
sileira de Letrasi ); o advogado e líder socialista  Evaristo de Moraes; e o
dramaturgo Artur Azevedo. 

A presença desses personagens não assegurou  padrão ético e jor-
nalístico elevado à redação do Correi. A imprensa, que no tempo do im-
pério dependia do mecenato benevolente do imperador e de sua corte,
vivia, no começo do século XX, um período em que a sustentação co-
mercial dependia de corretores autônomos, que tinham grande influên-
cia nas redações; os salários ínfimos eram comumente complementados
por comissões sobre anúncios ou empregos públicos providenciados pe-



los patrões.  A linguagem formalista,  distante da língua corrente,  e a
imitação de padrões europeus acentuavam o artificialismo da vida lite-
rária e a hipocrisia dos discursos dados como progressistas. Esse clima
é descrito cruamente no romance Recordações do Escrivão Isaías de Ca-
minha, que Lima Barreto publicou em l909 e que o afastou para sempre
da grande imprensa carioca. 

Em anos mais recentes, escreveram no Correio da Manhã Carlos
Drummond  de  Andrade,  que  assinava  uma  coluna  com  as  iniciais
C.D.A; o  romancista Graciliano Ramos, revisor dos principais textos do
jornal; o teatrólogo e diplomata Pascoal Carlos Magno, o crítico e musi-
cólogo Eurico Nogueira França; o dicionarista Aurélio Buarque de Ho-
landa; o escritor Antônio Calado; o crítico de cinema Salvyano Cavan-
cante de Paiva. Por muitos anos  redator-chefe do jornal, Álvaro Lins,
que seria chefe do gabinete do Presidente Juscelino Kubitschek, com
quem romperia mais tarde, é autor de três textos sucessivos sobre Car-
los Lacerda considerados exemplares de jornalismo combativo:  Um po-
bre rapaz, Pobre coitado e Um pobre diabo.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS: UM NACIONALISMO NÃO-TRABALHISTA

Fundado pelo cearense Orlando Ribeiro Dantas em 12 de junho
de 1930,o Diário de Notícias  nasceu empenhado na campanha presi-
dencial de Getúlio Vargas, a quem apoiou na revolução de l930 e, logo
adiante, passou a combater, alinhando-se com o movimento por uma
assembleia constituinte que desembocaria na insurreição paulista de
1932.  Durante o Estado Novo,  período ditatorial  entre 1937 e 1945,
manteve-se  independente1,  rejeitando os favores do Departamento de
Imprensa e Propaganda que outros jornais recebiam gostosamente.

Frequentavam a redação, naquela época, personagens que parti-
cipariam ativamente da política  nas décadas seguintes,  militando na
União Democrática Nacional (UDN): Otávio Mangabeira, Adauto Lúcio
Cardoso e Eduardo Gomes, entre outros. O quadro de colaboradores era
politicamente mais diversificado: Mário de Andrade, Augusto Frederico
Schmidt, Álvaro Moreira, Alceu Amoroso Lima, Luís da Câmara Cascu-
do, Afonso Arinos de Melo Franco, Josué de Castro, Sérgio Buarque de
Holanda, Graciliano Ramos...

No início da década de 1950, o Diário tinha  discurso próprio que
o levou a confrontar-se com O Globo. O aspecto mais notável desse con-
fronto foi um debate acirrado sobre histórias em quadrinhos. Elas re-

1 SODRÉ, Nélson Werneck. História da Imprensa no Brasil. Rio de Janeiro, Civilização 
Brasileira, 1966, pag. 439.



presentavam generosa fonte de renda para várias editoras: a empresa
de Roberto Marinho editava o Gibi, o Globo Juvenil e outras publicações
com tiras importadas dos Estados Unidos. Orlando Dantas contestava o
valor educativo dessas histórias – em que se lançaram alguns dos he-
róis ainda hoje exaltados pela indústria cultural como o Super-Homem,
o Capitão América e o Capitão Marvel.

A morte de Orlando, em 1953., não afetou, de imediato a linha do
jornal, que faria forte oposição ao governo de Juscelino Kubitschek e à
construção de Brasília. Era, então uma empresa vencedora – o diário de
maior circulação do Rio de Janeiro, com público cativo constituído de
gente da classe média - militares, professores, burocratas e pessoal do
comércio. 

A viúva, Ondina Portela Ribeiro Dantas, é descrita como figura
competente  (escrevia  uma  coluna  sobre  música  com  o  pseudônimo
D'Or) e autoritária – apelidaram-na de “marechala”2;  entre as figuras
mais próximas dela na redação figuravam duas mulheres: Eneida de
Morais e Pomona Politis, esta colunista social.  As decisões mais impor-
tantes passariam, no entanto, a ser tomadas, nos anos seguintes, pelo
filho, João Portela Ribeiro Dantas.

Em  1957,  João  Dantas  deu  um  passo  empresarial  arriscado:
comprou o acervo de O Mundo, jornal dirigido por Geraldo Rocha e liga-
do a Juan Domingo Perón, presidente da Argentina deposto em l955 e
então no exílio em Madri, Espanha: máquinas gráficas, uma revista em
cores, Mundo Ilustrado, e um prédio de sete andares, na Rua do Ria-
chuelo, 114 (a sede anterior era na Rua da Constituição, 11). A mudan-
ça foi sacramentada no expediente do jornal do dia 5 de novembro, so-
bre a manchete que proclamava: “Pretendem os russos ir à Lua”. 

No ano seguinte, o risco assumido foi ideológico e político: o Diá-
rio de Notícias promoveu um estudo sobre “a Revolução Brasileira”,  por
uma equipe coordenada por José Artur Rios. O documento, publicado
em l5 de junho, teve grande repercussão. Propunha, entre outras coi-
sas, reforma agrária, nacionalização de indústrias de base e das empre-
sas de rádio e televisão e um programa de educação em massa, com a
extinção do analfabetismo.3

Essa proposta – divergente, embora, em vários itens, om pontos
de vista do grupo político a que tradicionalmente se ligara o Diário de
Notícias –, foi apresentada por João Dantas ao candidato Jânio Qua-

2 http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4204434/4101423/memoria15.pdf  , pag. 36

3 Idem, pag. 76

http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4204434/4101423/memoria15.pdf


dros, com quem se encontrou em Bled, na Croácia. Juntos visitaram o
Japão, a Índia, o Paquistão, o Irã, o Egito, Israel e Líbano. Foram à Chi-
na: Falando à France Press, em Pequim, como porta-voz de Jânio, Dan-
tas defendeu o reconhecimento do regime de Mao Tsé Tung e o restabe-
lecimento de relações com a Rússia.4

Ortodoxo em economia mas heterodoxo em política externa, Jânio
perdeu apoio político rapidamente, ao assumir a presidência; renunciou
ao fim de sete meses. Ao defender a posse do vice-presidente, João Gou-
lart, e aliar-se até mesmo a antigos desafetos, como Leonel Brizola, o
Diário de Notícias fixou definitivamente junto às correntes políticas que
se digladiavam uma imagem sinuosa e, portanto, não confiável. Pouco
lhe valeu o apoio tardio ao golpe de 1964; no governo do Marechal Cas-
telo Branco, ele daria espaço ao discurso crítico de Carlos Lacerda, a
essa altura na oposição e caminhando para se recompor com Juscelino
Kubitschek e João Goulart na construção de uma pretendida “frente
ampla”. No governo do Marechal Costa e Silva, opôs-se à legalização do
jogo do bicho, defendida pela primeira dama, Yolanda, e isso lhe valeu
mais uma inimizade poderosa.

O jornal  estava virtualmente falido,  afogado por dívidas com a
previdência social e  bancos oficiais.  Sua sobrevida é atribuída a um
capricho do então ocupante da Presidência da República, General Emí-
lio Garrastazu Medici: ele não queria que deixasse de circular, durante
seu governo, o jornal que se habituara a ler na mocidade.5 Vendido for-
malmente por US$500 mil ao grupo TAA, do empresário pernambucano
Fernando Rodrigues, representado pelo deputado Ricardo Fiúza, indica-
do pelo Ministro da Fazenda, Delfim Netto,  esteve sob intervenção do
governo de 1970 até l973, com alguma descontinuidade de circulação.
Os novos proprietários assumiram o controle em 1973, mas não ficaram
por muito tempo. 

O último número, edição 14.747, circulou em 10 de novembro de
1976, desfigurado, com a manchete sobre um press-release: “Ferroviá-
rio recebe novembro com aumento do Plano”.

 CHATEAUBRIAND: AGORA, OS TEMPOS SÃO OUTROS

Nenhum jornal ou revista — nem todos eles somados — consegui-
riam ter a quinta parte da penetração de um novo veículo que nasceu

4 Idem, pag. 49 et alii.

5 Idem, pag. 102.



justamente em 1950. Por esta época, muitas estações de televisão foram
inauguradas pelo mundo. Nenhuma, porém, de modo tão insólito quan-
to a TV Tupi de São Paulo: a golpes de garrafa de champanha, Assis
Chateaubriand Bandeira de Melo abriu a nova era da comunicação ele-
trônica no Brasil e quebrou uma das três únicas câmaras da estação.

Em 1919, depois de chefiar por alguns meses a redação do Jornal
do Brasil, Assis Chateaubriand comprou O Jornal do Rio de Janeiro,
com a ajuda de lípitácio Pessoa, Alfredo Pujol e Virgílio de Melo Franco.
Daí partiu para estabelecer uma cadeia nacional de empresas jornalísti-
cas e de radiodifusão cobrindo todos os Estados brasileiros. Poucas ve-
zes recolheu impostos, pagou luz ou telefone, contribuiu para fundos de
previdência.  Quando  pressionado,  obtinha  o  perdão  da  dívida,
renegociava prazos ou fazia acordo de permuta por publicidade; sabe-se
que foi assim, por exemplo, que a Light, então empresa canadense, pa-
gou uma campanha contra a construção de usinas autônomas para a
eletrificação da Estrada de Ferro Central do Brasil. 

Quanto  aos  recursos,  Chateaubriand  desenvolveu  uma técnica
muito  peculiar  para  obtê-los,  de  fonte  pública  ou  privada,  ora
bajulando, ora chantageado com a ameaça de publicar (e eventualmente
publicando)  reportagens  desmerecedoras  ou  inconvenientes  para  a
vítima.  Fazia  tudo  isso  na  hora  certa  e  com  a  gente  certa,  sem
desmerecer-se ou inculpar-se, como se fosse um Macunaíma. Às vezes,
suas intenções se diriam nobres: de seu empenho vieram as doações de
quadros para o acervo milionário do Museu de Arte de São Paulo. Um
cético no fim da vida, que os médicos tentavam prolongar a todo custo,
deserdou os filhos para entregar seu conglomerado de empresas a um
condomínio acionário constituído pelos principais auxiliares. O sistema
jamais funcionou a contento, embora tenha mantido o costume de não
levar a sério a cobrança de serviços ou impostos. 

Pouco  a  pouco,  o  Brasil  estava  mudando  e  as  condições
tornavam-se bem mais complicadas do que no tempo do velho capitão.

Mais do que as questões internas desse condomínio, que chegou a
reunir empresas muito prósperas, como o Estado de Minas, e outras in-
solventes, vale a pena considerar alguns aspectos destas novas condi-
ções. Primeiro, o desenvolvimento do capitalismo industrial estimulou a
racionalidade administrativa e a concentração de recursos nas metrópo-
les do Centro-Sul — o que contrariava a tradição dos Associados e a
constituição do condomínio. Segundo, surgiram e prosperaram novos
concorrentes, bem mais confiáveis para o Governo Federal e, sobretudo,
para  as  corporações  multinacionais  que comandam,  sem dúvida,  as
principais  verbas  do  mercado  publicitário. O  Cruzeiro, magazine
associado de penetração nacional, cedeu lugar à  Manchete dos Bloch,
que jamais a igualou na tiragem dos bons tempos. Mas a maior influên-



cia política, e o filé mignon das revistas infantis, ficaria com as publica-
ções do grupo Çivita, da Editora Abril. Da- mesma forma, a Rede Tupi e
as demais emissoras pioneiras cederiam o passo à avalancha da Rede
Globo de Televisão, nos anos 1970.

SOBRE REVISTAS, TELEVISÕES E MONOPÓLIOS

A Manchete de Adolfo Bloch — gráfico, imigrante russo, curiosa fi-
gura de líder familiar intempestivo c esperto — foi fundada em 1952,
mas adquiriu  a  imagem definitiva  nos  anos do Governo Kubitschek.
Emprestou suas cores à política do desenvolvimentismo e forneceu o
pano de fundo de superficialidade cosmopolita de que careciam os be-
neficiários do processo. Este espírito preside até mesmo a decoração da
sede da empresa: diante da fachada de vidro, o Parque do Flamengo e a
Baía da Guanabara; por detrás, uma galeria de arte onde se expõe o
acervo do dono, um teatro todo forrado de veludo vermelho, um refeitó-
rio de mármore com piscina e piano de cauda. Ali se editam, além da re-
vista principal, publicações sobre televisão, fotonovelas e educação dos
filhos, publicações eróticas para homens e para mocinhas, revistas diri-
gidas a empresários e profissionais liberais. As oficinas ficam longe, no
subúrbio. Nos últimos anos, os investimentos do grupo têm sido orien-
tados mais para outros campos: estações de rádio, fábricas de tintas,
agricultura e industrialização de produtos agrícolas.

Bloch não é exemplo de racionalidade empresarial. A Editora Abril
é. Em poucos anos, Victor Civita, Ítalo-americano que aprendeu muito
de seu negócio na Time-Life, tornou-se o mais influente editor de maga-
zines do País. Um dos segredos desta rápida expansão é a concessão da
Walt Disney Productions que lhe facultou o domínio do setor rendoso
das publicações destinadas a crianças (Pato Donald, Mickey, Tio Patin-
has), permitindo-lhe até lançar com êxito trabalhos de criação de um
atelier nacional (Mônica, de Maurício de Souza). Outro segredo, seu em-
penho em assegurar o controle dos pontos de estrangulamento tradicio-
nais para quem quer que pretenda circulação nacional no Brasil, com
destaque para a distribuição pelo imenso território do País. Veja emer-
giu dos anos de censura (1968-1978) como a mais influente revista bra-
sileira de informação geral, até por ter sofrido e enfrentado o controle
policial da informação (em certa época, publicava diabinhos medievais
no lugar das matérias cortadas), nos períodos mais difíceis. 

E  o  império  Civita,  de  inegáveis  vinculações  internacionais,  se
desdobra pelas revistas femininas, pelas revistas eróticas, para adoles-
centes, para empresários. No complexo gráfico da Avenida Marginal do
Tietê reinam títulos fortes, rendas seguras, extremo realismo e merca-
dologia competente — qualidades raras na tradição editorial brasileira.



Tais qualidades têm, porém, resultados ainda mais sensíveis no
campo da televisão. As estações locais e a produção ao vivo eram ainda
a regra em 1965, quando Roberto Marinho, dono de O Globo, fundou a
primeira estação de sua rede, contando com o apoio financeiro e técnico
da Time-Life. Mais importante que o dinheiro (calcula-se que Time-Life
tenha despendido, só em 1965, 3 milhões de dólares), esta associação
representou o ingresso no País de uma avançada tecnologia de marke-
ting e de uma política de investimentos similar à da Editora Abril em
seu realismo, com ênfase na absorção das últimas novidades da enge-
nharia de comunicações.

Também  em  1965,  começou  a  Embratel  a  instalar  a  rede  de
micro-ondas que interligaria o território brasileiro e permitiria receber e
emitir som e imagem .para todo o mundo via Intelsat. Tais novidades fo-
ram usadas pela Rede Globo em seu benefício, permitindo-lhe acelerar o
processo de integração de todo o Brasil a partir dos valores estéticos e
existenciais da sociedade industrial. O mesmo aconteceu com os avan-
ços tecnológicos subseqüentes: o video tape, ou gravação de imagens
em fita magnética, a televisão colorida. A cor, o padrão internacional de
acabamento dos programas, a intensa pregação ideológica do invidua-
lismo e do consumismo tornaram-se evidências do milagre econômica
dos anos 70. Antes mesmo do fechamento das estações geradoras da
Rede Tupi, em 1980, a Globo já detinha o virtual monopólio da televisão
no Brasil. A ela destinava-se, incluindo emissoras próprias e afiliadas,
perto de 70 por cento da verba publicitária do setor que, por sua vez,
consumia quase 60 por cento do total de investimentos nacionais em
publicidade – gastos em torno  de um bilhão de dólares.

O gigantismo empresarial e a valorização do espetáculo pesam so-
bre  o  jornalismo  de  televisão.  Na  Globo,  ela  atingiu  padrão  visual
elevado, com predomínio da forma televisiva (a edição em pequenos seg-
mentos, a postura do repórter, a estudada imagem do apresentador); o
conteúdo, no entanto, permaneceu preso à proposta do milagre econô-
mico, confuso entre servir ao público e servir ao poder, contaminado
pela intimidade com os centros econômicos de decisão, alinhados com
os  interesses  norte-americanos  que,  por  vias  indiretas  (a  indução
financeira, principalmente), foram responsáveis pela formação da rede e
sua entrega a Roberto Marinho.

O JORNALISMO NA ERA DOS OLIGOPÓLIOS DA COMUNICAÇÃO
O conjunto constituído pelo jornal O Globo, pela Rede Globo, pelo

Sistema Globo de Rádio, pela Rio Gráfica Editora, pela Som Livre (discos)
e empresas menores, constitui o maior exemplo dos oligopólios de co-
municação que se instituíram no Brasil nos últimos 15 anos. O Globo,
em si, fundado pelo pai de Roberto Marinho, Irineu, em 1925, desenvol-



veu um percurso peculiar na imprensa brasileira. Dirigido por Roberto
todo o tempo (Irineu Marinho não sobreviveu muito tempo à fundação),
caracterizou-se pela extrema habilidade em prever o desenvolvimento
dos fatos, postando-se a favor dos que finalmente iriam vencer. Assim
foi  em 1930,  quando aderiu à Revolução na hora certa,  e em 1945.
Também em 1964. Apenas o suicídio de Vargas, inesperada manobra de
coragem pessoal, o surpreendeu.

Nos últimos anos, de tranqüilidade e contínuos ingressos finan-
ceiros, o jornal e as organizações se expandiram tanto em profundidade
quanto em extensão. Hoje, O Globo realiza seu slogan: é dos maiores
jornais do País. E, ao lado do Jornal do Brasil e de O Estado de São Pau-
lo, conta em seu acervo com uma agência de notícias que reproduz seu
enfoque editorial por dezenas de jornais e centenas de emissoras de rá-
dio em todo o Brasil. Estas agências, também viabilizadas pela rede de
comunicações  da  Embratel,  representam um segredo  de  Polichinelo;
distribuindo  cópias  das  matérias  originalmente  feitas  para  o  jornal-
matriz, têm custos limitadíssimos; aos assinantes, oferecem cobertura
nacional, além do noticiário metropolitano do Rio, São Paulo e Brasília,
pelo preço do salário de um único redator qualificado. A elas se deve
muito  da  redução  do  mercado  de  trabalho  para  os  jornalistas,  bem
como a perda de expressão nacional de empresas dos Estados, já não
mais representadas efetivamente na Capital e nos centros econômicos
principais.

Ao contrário de O Globo, O Estado de São Paulo tem uma história
repleta de incidentes e percalços gerados pelas posições que assumiu.
Fundado em 1875 com o nome de A Província de São Paulo, o jornal em-
pregou, em 1885, o jornalista Júlio de Mesquita, que seis anos depois
assumiria sua direção política e terminaria sendo o proprietário único, a
partir de 1902. Fez a campanha da Abolição e da República, saudando-
a com manchete — "Viva a República" — de alto a baixo da primeira
página, em 16 de novembro de 1889. Apoiou Floriano, enviou ao cená-
rio da guerra de Canudos seu correspondente Euclides da Cunha (cola-
borador desde 1885), apoiou a candidatura de Rui Barbosa contra Her-
mes da Fonseca (1910) e contra Epitácio Pessoa (1919), publicou o fa-
moso artigo- denúncia de Monteiro Lobato "Velha Praga", contestando a
sublimação em voga do caboclo miserável do interior latifundiário, cons-
pirou para a derrubada da República Velha, dando seu apoio ao Partido
Democrático.

Tal postura foi mantida mesmo depois da morte de Júlio de Mes-
quita, em 1927 — tanto que, por opor- se à ditadura de Vargas, o jornal
esteve sob intervenção do Departamento de Imprensa e Propaganda de
15 de março de 1940 a 6 de dezembro de 1945. E esse radicalismo, que
o tempo foi marcando com traços conservadores, se firmou até mesmo



quanto à adoção do modelo norte-americano do grande jornal com mui-
tas páginas: foi O Estado de São Paulo que o Presidente Jânio Quadros
exibiu, em 1961, para ilustrar o absurdo que era, para um país impor-
tador de papel, publicar edições tão alentadas, com mais de 200 págin-
as.

O Estado cedeu mais do que sua tradição deixaria supor, para
ingressar no rol dos ultramodernos e agigantados jornais de liderança
nacional: em meados da década de 70, mudou-se para moderníssimas
instalações na periferia da cidade de São Paulo, arcando com custos
enormes e juros de vultoso empréstimo externo. Feito admirável para
empresa que, pouco antes, diante da censura de suas matérias, editara
nos espaços disponíveis quase toda a poética latina de Virgílio e boa
parte dos Lusíadas, de Luís de Camões.

Em termos paulistas, a concorrência a O Estado praticamente se
limita às Folhas, do grupo Frias. Seu proprietário (e também de Última
Hora de  São  Paulo  pós-Wainer,  e  de Notícias  Populares) adquiriu
notoriedade, na década de 50, como concessionário da Estação Rodo-
viária  paulista,  o  que  o  teria  levado  a  aderir  firmemente  à  polítifa
desenvolvida  pelos  governos militares.  Ultimamente,  a linha dojornal
líder  tem  sido  a  de  privilegiar  a  opinião  e  a  crítica,  furtando-se  a
competir seriamente em volume no setor da coleta de informações, em
que está menos aparelhado que o concorrente.



i http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=421&sid=94


