1. Assimetria das relações de poder no sistema de produção e gatekeeping da informação.
(1982) Teses: 1. “O Estado brasileiro não definiu uma politica de comunicação de massas e é improvável que possa defini-la”; 2. “Os meios eletrônicos têm no Brasil papel primordial na formação da opinião pública, incomparável com o que acontece nos países europeus”; 3. “O sistema de comunicação de massas no Brasil caracteriza-se pela formação de um oligopólio de informação, articulado com pequeno grupo de empresas industriais e de serviços, com predomínio das multinacionais”
Link: Assimetria das relações de poder nos sistemas de produção.
2. Jornalismo, memória, história e linguagem no Brasil– 1955/1990.
(1991) Entre a metade da década de 1950 e o final da década de 1990, o Brasil experimentou um breve sonho de liberdade, em que parecia possível construir na mídia um relato da realidade que não cedesse à ação coercitiva do Estado nem refletisse exclusivamente o interesse econômico da elite econômica em
Link: Jornalismo, Memória, História e Linguagem no Brasil;
3 . A ditadura e a norma urbana culta do Rio de Janeiro
(1983) Uma releitura pragmática, em 1883, de arquivos transcritos da pesquisa “Norma culta no Rio de Janeiro, realizada na década de 1970. Tratava-se de gravar conversas coloquiais ou semi-formais de pessoas de formação universitária sobre temas de atualidade propostos pelos pesquisadores
Link: A ditadura e a norma urbana culta do Rio de Janeiro
4. Ideologia e marketing: o espaço da opinião nas editorias econômicas dos magazines semanais de informação geral
(2002) Orientando a tese de doutoramento de Ivo José Ditrich, analisamos sintagmas nominais em grande número de textos sobre uma “bolha” (processo de rápida valorização e súbita queda) das ações d empresas de tecnologia da informação publicados nas três revistas de informação geral mais populares no país. Ao selecionar conteúdos interpretativos e opinativos, constatou-se a ênfase nas afirmações de conotação otimista quanto ao poder regulador do mercado.
Link:O espaço da opinião nas editorias eonômicas das magazines semanais de informação geral
5. Uso das redes neurais na investigação da lavagem de dinheiro resultante de organizações criminosas
(2004) Do ponto de vista da reportagem, as possibilidades informativas que se criam com a possibilidade de captação nas redes neurais de transferências ilegais granedes ou regulares de dinheiro oriundo do crime organizado. Tese de Samuel P. Lima.
Link: Uso das redes neurais na investigação da lavagem de dinheiro resultante de organizações criminosas
6. Investigação sobre a computabilidade do texto noticioso
(1997) A possibilidade de produção automática do texto de notícias – a princípio mero preenchimento de formulários sobre informações padronizadas, como previsão de tempo ou cotações de valores, depois considerando universos e referência complexos – é discutida com base em conhecimentos de técnica jornalística e descrição sintática.
Link: A investigação da computabilidade do texto jornalistico
7. O discurso dos incomunicáveis
(1978) Em nome da “pureza” ou “seletividade” de seu discurso, uma corrente de intelectuais restringe a troca de informações, com prejuízo não só para a sociedade – que retroalimena a pesquisa – mas para o próprio conhecimento que, dessa forma, se exime de análise crítica mais ampla.
Link: O discurso dos incomunicáveis
8. Ciência da natureza e teoria do Jornalismo
Texto apresentado ao IV Congresso Latino-americano de Ciências da Comunicação – Recife, setembro de 1998.
link: Jornalismomemóriatexto
9. Jornalismo, memória, história e linguagem no Brasil – 1955/1950
(1991) Excerto de monografia apresentada em concurso para professor titular do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina.
Link: Jornalismomemóriatexto